OS RATOS
Redesign para edição especial
Há obras na literatura que despertam impressões tão fortes no leitor que parecem ficar nas gavetas da memória aguardando saírem novamente. Os ratos, de Dyonelio Machado, pode não ser o exemplo ideal do que a maioria das pessoas têm por “clássico” quando pensa em livros, mas é inegável sua contribuição histórica e social. 
Com a intenção de reacender o interesse pela obra, o presente projeto de redesign busca desenvolver uma edição especial com a proposta de amplificar a experiência de leitura de um clássico por meio de linguagem contemporânea.

folha de rosto

abertura de capítulo

colofão

Para visualizar os slides da apresentação da banca de TCC clique aqui.
SAIBA MAIS
Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Design Gráfico (UniRitter, 2018/2), o projeto propôs a reinterpretação visual do clássico do autor gaúcho Dyonelio Machado, Os ratos (1935). Por meio de compreensão do universo da obra e de uma linguagem mais pertinente à época atual, foi desenvolvido o redesign do livro com foco na realização de uma edição especial condizente com os resultados obtidos em pesquisas diacrônica e sincrônica e análises individuais de referências. Contendo conteúdos extras, fotografias inéditas e uma linguagem visual complementar à narrativa, a edição projetada buscou renovar o interesse dos leitores pela saga de Naziazeno Barbosa e, ao mesmo tempo, ampliar a experiência de leitura com intervenções tipográficas.
Trazendo o Centro de Porto Alegre, coadjuvante na narrativa, como foco do conceito visual, o livro traz imagens da cidade na década de 1960 (cedidas pelo Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo) bem como fotografias de autoria do próprio Dyonelio Machado (acervo DELFOS/PUCRS). A fim de retratar toda a angústia que acompanha a personagem no decorrer da narrativa, foram utilizados recursos tais como a coloração marrom, fonte de desconforto para Naziazeno, e os boxes de texto com margem mínima, ampliando a sensação claustrofóbica em que o mesmo se encontra.
Além do projeto gráfico, todas as etapas de montagem do protótipo (vinco, costura, encadernação,...) foram realizadas pela autora. Para conferir algumas imagens do processo clique aqui.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CAPA:
Papel tipo Hörlle 1,5mm com dimensões de 111x168mm cada parte (capa, contracapa) revestido com Couché 150g/m² e laminação fosca na medidas de 280x190mm. Impressão 2x0 (CMYK) em offset.
ENCADERNAÇÃO:
Lombada redonda, solta, costura 8 furos, cola, aplicação de cabeceado amarelo-ouro e fita de gorgurão ou cetim 3mm também amarelo ouro.
MIOLO:
Formato fechado 114x161mm e aberto 228x161mm com lombada de 22mm. Impressão 4x4 (CMYK) em offset preferencialmente em Papel Munken Print Cream 80g/m², alternativamente em Pólen Soft 80g/m². Plano de imposição de 20 cadernos in-8º.